quarta-feira, 20 de maio de 2015

Risoto de Gorgonzola com Nozes

Ingredientes
(para 8 a 10 pessoas)

1 kg de arroz próprio para risoto 2 cebolas grandes picadinhas1 colher de sopa de manteiga1 colher de sopa de azeite1 xícara de vinho branco seco3 litros de caldo de legumes ou de frango fervente(aproximadamente)500 g de queijo gorgonzola picado100 g de queijo parmesão raladoSal e noz moscada a gosto 1 colher de sopa de manteiga(reservada para o final)200 g de nozes picadas


Modo de preparo

Refogue a cebola no azeite e manteiga até ficar transparente.Junte o arroz e refogue um pouquinho.Acrescente o vinho e deixe evaporar. Em fogo médio vá juntando o caldo de legumes aos poucos e mexendo sempre o arroz. Quanto mais mexer melhor e mais cremoso ele vai ficar.Quando o arroz estiver quase cozido adicione os queijos e mexa bem. Deixe cozinhar até que derretam e o arroz fique cozido a gosto.Junte mais caldo se for necessário para que o risoto fique molhadinho. Tempere com sal e noz moscada.Junte a manteiga e as nozes e sirva em seguida.



Dicas/substituições

Utilize amêndoas, castanha de caju, do Pará, ou a noz que quiser. Eu gosto muito da combinação do gorgonzola com castanha de caju.Qualquer outro queijo de mofo azul pode ser usado.Esse risoto ficou com sabor de queijo suave. Caso seja fã de gorgonzola como eu, acrescente um pouco mais a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário